Notícias Envie esse conteúdo para o email de um amigo Exibe a versão de impressão da página Retorna para a página anterior

01.07.10 Rádio ONU lança série de reportagens sobre meninas de 15 anos
(01/07/2010 - 15:07)

Brasil foi um dos países escolhidos para participar do projeto; meninas da África, Europa e América Latina falam sobre desafios específicos relacionados à educação, saúde, gravidez na adolescência e violência baseada em gênero
 
Da Rádio ONU

Nova York (Estados Unidos) - Histórias de meninas de 15 anos de idade da África, Europa e América Latina fazem parte de uma nova série de reportagens que acaba de ser lançada pela Rádio ONU.
 
A série, intitulada 'A Nova Geração: Vozes de Meninas de 15 Anos', foi realizada com apoio do Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, Unifem.
 
Desafios Específicos
As reportagens abordam desafios específicos para essas meninas relacionados à educação, saúde, gravidez na adolescência e violência baseada em gênero.
 
Produtores foram enviados a seis países, incluindo o Brasil, como parte do projeto, que marca os 15 anos de implementação da Plataforma de Ação de Pequim, adotada durante a 4ª. Conferência Mundial sobre as Mulheres, em 1995.
 
No Brasil, a Rádio ONU esteve em São Paulo, Bahia e Maranhão. Em São Luís, uma das entrevistadas foi Geane, que pertence a uma família de baixa renda e enfrenta dificuldades para continuar estudando.
 
Livro
"Desde pequena eu gosto de ler. Mamãe às vezes ficava com raiva porque eu chegava do colégio e ia ler meus livros, ao invés de fazer outras coisas. Principalmente porque quando eu pego algum livro emprestado da escola, eu só desgrudo dele quando acabo de ler", afirmou.
 
Cerca de metade das quase 2 bilhões de pessoas entre 10 e 24 anos de idade no mundo são meninas. De acordo com o Unfpa, elas enfrentam mais desigualdades sociais, riscos relacionados à saúde e discriminação.
 
A série da Rádio ONU, produzida em inglês, terá em breve versões em sete idiomas, incluindo português.
 
Para a versão em inglês, acesse o site: www.un15.org


  Sitio publicado em 06/06/2006