Anisocitose: O que é? Causas, Sintomas e Tratamento

Anisocitose é um problema comum diagnosticada durante uma gravidez que se caracteriza pela presença de hemácias de tamanhos diferentes em uma única amostra de exame de sangue.

A presença dessa anisocitose geralmente significa uma anemia ou a presença de substâncias químicas no sangue que podem prejudicar o feto.

É bem comum esse diagnóstico, isso porque durante a gestação há uma maior produção de eritrócitos que suprir a necessidade de volume sanguíneo para o feto, útero e placenta, o que gera esse quadro. A seguir, saiba mais sobre o problema e descubra como trata-lo.


Quais os sintomas de Anisocitose?

AnisocitoseA anisocitose, portanto, é um fator de indicação de um problema mais sério, ela em si já é um sintoma de outra doença que está se desenvolvendo no seu organismo, mas há alguns sinais que podem ser notados quando há esse desequilíbrio em seu sangue.

Caso você note alguns dos sinais que vamos citar a seguir, procure o seu médico e faça um exame de sangue rapidamente:

  • Dor no peito;
  • Tontura;
  • Dores de cabeça;
  • Perda de memória;
  • Dor muscular;
  • Sensação de frio;
  • Falta de apetite;
  • Fadiga;
  • Dificuldade para respirar.

A vertigem também pode surgir, principalmente quando a anisocitose ocorre devido à anemia, pois isso significa que há problemas nas hemácias. As hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo nosso sangue e, nesse caso, ela não realiza esse transporte corretamente.


Causas da Anisocitose

Se for diagnosticada a anisocitose, o médico deverá identificar suas causas e assim recomendar o tratamento. Ela pode ser causada por algum tipo de anemia, deficiência de vitaminas e minerais, mas ainda pode ser provocada pelo câncer.

De acordo com a causa, ainda pode haver complicações como problemas cardíacos.

Quando for identificado o problema, o médico deverá analisar com bastante detalhes todas as alterações que foram indicadas no sangue, para assim definir as causas e iniciar o tratamento correto.


Tipos de Anisocitose

Esse problema possui três graus de gravidade que também devem ser considerados.

A anisocitose pode ser discreta que é quando a alteração no tamanho dos glóbulos está dentro de 25% da sua concentração. Ela também pode ser moderada, que é quando esse aumento é em até 50%.

Há ainda a anisocitose acentuada, que é quando o número de células sanguíneas modificadas é maior do que 75% e ainda pode estar acompanhada de manifestações clínicas graves.


Tratamento para Anisocitose

O tratamento do problema irá depender do seu tipo e de suas causas. Somente indicando as causas é que será possível iniciar um tratamento, cujas recomendações terão como intuito eliminar a causa do problema e aliviar os sintomas.

Dessa forma, você só poderá conhecer o tratamento ao ser diagnosticada por um profissional. Faça o pré-natal desde o início, pois será através dele que o problema poderá ser descoberto e assim tratado.

Fica a Dica!
A anisocitose se não for tratada pode trazer vários riscos para o bebê, por isso tome todas as precauções necessárias. Consulte o seu médico caso sinta os sintomas mencionados anteriormente juntos e em grande intensidade.

 

Referências: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516 84842008000200009&script=sci_abstract&tlng=pt

Diarréia na Gravidez: Como lidar?
Síndrome de Abstinência Neonatal: Sintomas, Causas e Tratamento

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...