Controle financeiro: por onde começar?

Acredito que ter o nome limpo é uma das melhores coisas da vida. Imagina que chato é chegar para fazer um financiamento e na hora da empresa fazer a consulta cpf grátis, perceber que está negativado.

Para evitar esse tipo de problema, vamos te propor agora um exercício simples. Ao fim do dia, coloque em um papel todos os gastos que você teve desde a hora em que acordou, sem recorrer às notinhas no fundo da bolsa ou espalhadas na carteira. Difícil saber de cor, não é mesmo? 

Pois é justamente este tipo de descontrole sobre as contas, começando por pequenos gastos, como o cafezinho no início do dia ou aquele esmalte que você acabou levando quando passava pela farmácia que acabam trazendo transtornos para controlar as finanças.

De pouco em pouco, estes gastos menores acabam pesando ao fim do mês e podem te deixar no vermelho em situações que você precisar arcar com gastos mais altos, como em uma viagem inesperada, por exemplo, ou mesmo a compra de algum móvel ou eletrodoméstico para sua casa.

E não é que você tenha que deixar de tomar seu cafezinho na rua ou mesmo não levar para casa aquele esmalte bacana, mas se todos esses gastos estiverem na ponta do lápis, você tem mais possibilidades de se equilibrar entre os altos e baixos de cada mês.

Controle financeiro na rotina

Incorporar novos hábitos é mesmo complicado. Mas tente traçar o controle financeiro detalhado como uma meta. Quando seu filho(a) ou irmã(o) mais novo fica preguiçoso na escola, é preciso pegar no pé dele(a) para fazer as lições em dia, não é? Então se coloque na mesma situação e imagine o controle financeiro como um dever de casa.

Detalhe todas as despesas

Esqueça o caderno. Se você não é muito íntima de ferramentas como o Excel ou mesmo o Google Docs, nós vamos facilitar sua vida. Nós oferecemos uma planilha de orçamento super fácil, desenvolvida pela Private Pay, justamente para controle das suas finanças pessoais.

Baixe o programa no seu computador e comece hoje mesmo a controlar suas contas. Você só vai precisar preencher seus gastos clicando na aba “Entradas”, que aparece na parte inferior do seu monitor. No link acima, você tem todas as orientações sobre como usar o aplicativo corretamente. É bem simples, o uso é praticamente intuitivo.

Ter as despesas bem detalhadas facilita sua vida na hora de avaliar em quais pontos você precisa economizar e o que pode modificar de imediato no seu orçamento. Ainda que aquela sonhada promoção no trabalho não aconteça tão rápido quanto você espera, essa dica vai te ajudar a descobrir que seu dinheiro pode render mais!

Você tem alguma dificuldade para controlar os seus gastos? Conta pra gente nos comentários!

Finanças Femininas é o primeiro site de finanças para mulheres do Brasil.

Um site para ajudar mulheres a organizarem as suas contas, aprenderem a gastar melhor e a investir. Nosso objetivo é ajudar você a se tornar mais independente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *