Principais Sintomas da Gravidez Psicológica

A gravidez psicológica, também conhecida pelo nome científico pseudociese, é uma síndrome que afeta tanto as mulheres como também as fêmeas de algumas espécies de animais. Quem sofre com o transtorno tem todos os sintomas de uma gravidez normal, mas na verdade não há um bebê no útero.

Entenda a gravidez psicológica

No ser humano, a gravidez psicológica desencadeia reações biológicas e emocionais. Ela pode ainda alterar os níveis de hormônio no sangue ou na urina. A pseudociese normalmente afeta as mulheres que desejam muito engravidar, mas não conseguem. O problema também pode se manifestar entre aquelas que temem uma gestação.

Não há uma causa exata para a gravidez psicológica. Normalmente o problema é desencadeado por um desequilíbrio emocional, aborto recente, baixa autoestima, depressão, infertilidade e transtorno de personalidade.

Em muitos casos, a gravidez psicológica é a resposta do organismo à culpa de ter feito sexo sem camisinha ou de ter se esquecido de tomar a pílula anticoncepcional.

Quando a mulher quer muito um bebê, mas na verdade ela está vivendo uma gravidez imaginária, ela hesita em acreditar no diagnóstico do médico. Ela chega a ir a 2 ou 3 ginecologistas para verificar se o seu útero está realmente vazio.

Muitas mulheres que sofrem de gravidez psicológica ficam fragilizadas com a situação. Elas acabam alimentando a fantasia como um mecanismo de defesa. Desejam o bebê para salvar o casamento, para não sofrer com a solidão ou por outro motivo qualquer que reflete carência e medo.

Quais são os sintomas da gravidez psicológica?

Confira a seguir quais são os principais sintomas da gravidez psicológica:

• Produção de leite materno
• Mamas doloridas
• Crescimento das mamas
• Ausência da menstruação
• Enjoos pela manhã
• Desejos alimentares
• Percepção de movimentos do feto
• Tonturas
• Ganho de peso
• Aumento do apetite

Como diagnosticar uma gravidez psicológica?

Como a gravidez psicológica tem os mesmos sintomas da gravidez normal, fica complicado distingui-la apenas através da observação dos sinais físicos. Para esclarecer todas as dúvidas, a mulher deve realizar um teste de gravidez de farmácia ou um exame de sangue Beta HCG.

como-engravidar-rapidamente

Tratamento para gravidez psicológica

O tratamento da gravidez psicológica consiste na administração de medicamentos hormonais. Com isso, o ciclo menstrual volta ao normal e a mulher para de produzir leite. Para superar este transtorno, também é importante contar com o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra.

O apoio da família e dos amigos é algo fundamental para a recuperação da mulher diagnosticada com pseudocies.

Menstruação durante a gravidez é normal?
Como escolher o sexo do bebê?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *