Método Billings: O que é? Passo a Passo? Evita mesmo a gravidez?

O método Billings é um método indicado para que a mulher consiga identificar todos os seus períodos férteis, podendo ser usado portanto tanto para evitar uma gravidez quanto para favorecer o acontecimento de uma.

Esse método funciona observando o muco cervical que está na entrada da vagina, podendo então identificar quando a mulher está em seu período fértil.

 

Esse muco é responsável por indicar todas as alterações hormonais do corpo, conseguindo identificar a menstruação e assim reconhecendo os períodos férteis e inférteis. Se você está curioso para entender mais sobre o método, leia a seguir!


Como funciona o Método Billings?

Para que o método seja realizado, a mulher precisa observar diariamente o seu muco cervical, que nada mais é do que a secreção presente na entrada da vagina.

 Essas observações devem ser anotadas para uma melhor visualização e para que seja possível identificar os dias férteis e não férteis. 

método billings

Essa secreção pode ser observada sempre que você usar o papel higiênico após ir ao banheiro. As anotações devem ser feitas no final do dia.

O método Billings possui parâmetros que devem ser seguidos nas anotações:

deve-se marcar um quadrado vermelho para os dias de menstruação, um quadrado verde para os dias que estiver se sentindo seca, um quadrado amarelo para quando se sentir um pouco molhada e um desenho de bebê para os dias que se sentir totalmente molhada, que são os dias férteis. Você também deve anotar todos os dias que tiver relações sexuais.

Esse método pode ser usado para evitar a gravidez, desde que a mulher tenha relações sexuais em dias alternados no período que se sentir mais seca, o que geralmente é nos primeiros dias após a menstruação. A mulher não deve ter relações quando estiver se sentindo muito molhada e por até 4 dias.


Vantagens Método Billings

Esse método possui algumas vantagens bem legais que devem ser abordadas caso você esteja cogitando a hipótese de realizá-lo.

Por exemplo, é um método bem simples e fácil de ser aplicado, você só precisa observar diariamente e fazer suas anotações. Com esse método você também não precisará usar nenhum medicamento anticoncepcional que geralmente traz efeitos colaterais como dores de cabeça e enjoos.

Você também terá mais controle sobre as alterações que ocorrem no seu corpo, já que observará com mais atenção tudo o que acontece em sua parte íntima. Você também se sentirá mais segura em ter relações nos dias mais indicados, sabendo que as chances de engravidar são poucas.

Método Billings é seguro?

O Método Billings tem base científica e por isso é considerado bastante seguro, sendo até mesmo recomendado pela OMS – Organização Mundial da Saúde -, podendo ter até 99% de eficácia para evitar uma gravidez.

Entretanto, mulheres que não entendem muito do seu ciclo menstrual, sofrem com irregularidades e que estão com dificuldade para observar o muco cervical, deve optar por outro método contraceptivo que possa ser mais seguro nesses casos. Como o

Método Billings depende da observação pessoal, é fundamental que suas anotações estejam precisas.

Raio X em crianças faz mal? Saiba tudo aqui
Conheça 18 benefícios da banana para a saúde

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...