Radiação do Raio X em Bebês e Crianças

Muitas vezes fazer um Raio X é fundamental para descobrir alguns problemas nas crianças. Porém, quando o assunto é cuidados com os pequenos, sempre surgem inúmeras dúvidas relacionadas a esse tema e dá a impressão que fogem ao nosso controle que jamais teremos total segurança.

Uma das dúvidas que mais afetam os pais é sobre a radiação do Raio X em bebes e crianças, afinal quando pode ser benéfico ou maléfico fazer esse tipo de exame nos pequenos? Será que existe outra alternativa?

Compreenda melhor sobre o assunto lendo o nosso artigo.

Como funciona o Raio X?

Quando a criança faz um Raio X a máquina libera um raio especial, conhecido como Raio X que é captado pela parte do corpo onde o mesmo é direcionado, depois é revelado em um tipo de filme onde mostra o local que a imagem foi capturada.

O exame de Raio X é muito utilizado para detectar fraturas em várias partes do corpo, uma vez que o exame captura os ossos possibilitando a visualização com perfeição mostrando se tem algum tipo de fatura ou não. O Raio X também possibilita visualizar os pulmões se existe algum problema ou não.

O exame do Raio X é bem rápido e demora cerca de 10 a 15 minutos.

Efeitos do Raio X

Você sabia que estamos expostos à radiação todos os dias? No entanto essa exposição é bem menor do que o Raio X, mas é importante obter informações sobre o mesmo, para que saibamos que quando o exame é realizado não estamos colocando para dentro do corpo uma substância venenosa ou até mesmo cancerígena.

O Raio X não faz mal, para adultos, tão pouco para crianças. Depois dos avanços tecnológicos a radiação que uma pessoa recebe ao fazer o exame é bem pequena, não chega a fazer mal ao organismo.

Quando usar o Raio X nas crianças?

O exame só pode ser feito quando solicitado por um médico para fazer uma análise mais profunda de alguma parte do corpo. O mais seguro é que o exame não ultrapasse 5 exames por ano, para bebes o ideal é não fazer com tanta frequência, mas não existe nada estipulado com relação ao exame em bebes.

Quando o Raio X pode fazer mal?

O exame pode fazer mal, quando é realizado em mulheres grávidas, uma vez que a radiação que é liberada durante o exame de Raio X pode ocasionar em danos ao feto, uma vez que o mesmo nasça com malformação ou pode nascer com algumas doenças. O risco existe, mas é muito raro que aconteça, por isso o exame em mulheres grávidas só é realizado com recomendação médica.

Antes de fazer um exame de Raio X é importante consultar com o médico para que o mesmo possa tomar as precauções devidas e cuidados na hora do exame.

Período Fértil → Quando é e Como Calcular? Saiba AQUI
Atenolol: Para que serve? Efeitos colaterais, Benefícios e Cuidados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *