Síndrome de Abstinência Neonatal: Sintomas, Causas e Tratamento

Quando você está prestes a ter um bebê, é importante ter conhecimento dos principais problemas que podem afetá-lo logo no início da vida, para assim tomar as precauções necessárias se for possível. Um problema que pode afetar recém-nascidos é a Síndrome de Abstinência Neonatal, mas tal problema só afeta bebês de gestantes que usaram drogas durante a gravidez.

Síndrome de Abstinência Neonatal

Se esse é o seu caso ou se você conhece alguém que se encaixa nesses panoramas, confira a seguir mais sobre o problema.

Entenda a Síndrome de Abstinência Neonatal

Gestantes que usam drogas durante a gravidez colocam em risco a vida do feto, além de causarem danos a essa vida que ainda nem nasceu. Esses bebês tendem a nascer já com sintomas de abstinência química e precisam de um tratamento intensivo, assim como de uma reabilitação. Muitos bebês, logo após que nascem, já precisam lidar com o problema.

Por isso é importante que qualquer mulher durante uma gestão não use nenhum tipo de droga, de modo contrário poderá afetar diretamente o feto.

Sintomas da Síndrome de Abstinência Neonatal

Essa síndrome que afeta o bebê pode durar somente uma semana, assim como pode se estender por mais tempo, gerando distúrbios psicológicos e clínicos. Os sintomas que afetam os bebês são: baixo peso, nascimento prematuro, síndrome de morte súbita do bebê, anomalias congênitas, choro excessivo, dificuldade para dormir, irritação, vômitos, diarreia, convulsões, respiração rápida, perímetro cefálico pequeno, entre outros.

A síndrome da morte súbita do bebê só ocorre em casos extremos e quando ele não recebe o devido tratamento.

Como diagnosticar a doença

O diagnóstico pode ser feito primeiro através de uma conversa com a mãe do bebê, onde a mesma deve ser sincera e informar ao médico se usou drogas, por quanto tempo, qual o tipo de drogas usadas e outros detalhes. Com essas informações será possível ter uma noção da gravidade da doença.

Outra forma de diagnosticar é por meio de um exame de urina na mãe, além de um exame toxicológico de urina e de primeiros movimentos intestinais do bebê.

Qual o tratamento para a Síndrome de Abstinência Neonatal?

O tratamento do problema dependerá do tipo e da quantidade de drogas que a mãe consumiu durante a gestação. As primeiras semanas de vida do bebê serão para os médicos acompanharem sua saúde e observarem como ele se comporta em todas as situações: alimentação, na hora de dormir, para amamentar, etc.

Em outra fase do tratamento, o médico pode receitar para o bebê uma droga parecida com a que foi consumida durante a gestação, mas em quantidades cada vez menores, para que o bebê desacostume, entretanto, isso não tende a ser necessário na metade dos casos. Caso o problema se agrave, são receitas outras drogas para um tratamento mais intensivo.

Outra parte do tratamento é dar ao bebê alimentos com mais calorias para compensar a falta de nutrientes. É preciso conversar com o médico para ver o que será feito e seguir todas as recomendações ao pé da letra.

Anisocitose: O que é? Causas, Sintomas e Tratamento
Raio X em crianças faz mal? Saiba tudo aqui

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...